Perseguindo a liderança, Cruzeiro e América duelam na Arena do Jacaré

domingo, 25 de março de 2012


Cruzeiro e América se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, com o objetivo de não se distanciarem da liderança do Campeonato Mineiro. As duas equipes estão a seis pontos do Atlético, que já entrou em campo pela oitava rodada, manteve 100% de aproveitamento e assegurou a classificação para as semifinais.

O vencedor do clássico alimentará a esperança de chegar à liderança e assegurar as vantagens para a próxima fase. Um empate deixará o Galo mias próximo de confirmar a primeira colocação. Atualmente, a Raposa supera o Coelho no saldo de gols (15 contra nove) e ocupa a vice-liderança.

Os treinadores admitem que o objetivo é manterem suas equipes próximas ao topo da tabela. “Nosso objetivo é, vencendo este jogo, poder estar sempre perto do Atlético. Queremos chegar à frente para ter as vantagens”, destacou o comandante cruzeirense Vágner Mancini.

“Sempre digo para eles (jogadores) que todo jogo é uma decisão. O campeonato não tem returno, é muito curto. E sempre falo que quero o primeiro lugar, que dá todas as vantagens até na fase final”, analisou o técnico do Coelho, Givanildo Oliveira.

Cruzeiro terá trio de atacantes
Os dois times não tiveram escalações confirmadas por seus treinadores. Pelo lado do Cruzeiro, Wellington Paulista, com um incômodo na panturrilha direita, é a única dúvida de Vágner Mancini. O treinador, entretanto, relacionou apenas 18 jogadores, o que indica que o atacante tem participação garantida no clássico.

Pelo quarto jogo consecutivo, o Cruzeiro jogará no esquema 4-3-3. Com essa formação, a equipe marcou 13 gols nos últimos três jogos. O técnico Vágner Mancini aposta no sistema ofensivo para a Raposa chegar ao controle da partida e alcançar o oitavo triunfo consecutivo em 2012.

Givanildo faz mistério
Embora não confirme o América para o clássico, o técnico Givanildo Oliveira já deixou claro que aposta no atacante Alessandro para tentar a centésima vitória diante do Cruzeiro na história dos confrontos. O jogador ganhou a confiança do comandante nos últimos jogos, mesmo iniciando entre os reservas.

As dúvidas do treinador americano estão no meio-campo, entre Luciano e o argentino Sciorilli, sendo que o primeiro tem levado vantagem nos treinos, e também na defesa. O zagueiro Everton Luiz se queixou de fisgada na perna direita sentida na última sexta, mas se recuperou e participou do rachão de sábado.

O confronto é visto pelo elenco americano como fundamental para tentar encerrar a primeira fase do Mineiro na liderança, já que Cruzeiro e Atlético ainda se enfrentarão e, uma combinação de resultados, poderá lhe dar a vantagem nos momentos decisivos.

Arbitragem
O jogo terá arbitragem de Cleisson Veloso Pereira, que será auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes.


Cruzeiro: Vágner Mancini vai manter o esquema 4-3-3, usado nas últimas três partidas, quando o Cruzeiro conseguiu três vitórias, fez 13 gols e não sofreu nenhum. Provável time: Fábio; Marcos, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira e Montillo; Wallyson, Anselmo Ramon e Wellington Paulista.

América: O técnico Givanildo Oliveira já havia dito que a atuação da última partida, na vitória sobre o Boa Esporte por 1 a 0, não havia sido das mais satisfatórias. Assim, é provável que ele faça algumas mexidas no time que pega o Cruzeiro. Provável time, com as mudanças: Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Luciano e Kaio; Alessandro e Fábio Júnior


Cruzeiro: Roger e Gílson se recuperam de contusões musculares, mas como não treinaram com bola, não foram relacionados por Vágner Mancini e ficam de fora do clássico.

América: O meia Rodriguinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é o único desfalque para o clássico.


Montillo, meia do Cruzeiro: "A vitória é boa, não só para distanciar do América, mas também para ficar perto do Atlético. Eles têm 100% e a gente quer chegar e jogar com eles só a três pontos de distância e disputar a primeira posição. Sabemos que nosso saldo é bom. Tomara que a gente ganhe, fique a frente do América-MG e perto do Atlético para poder ter a vantagem nas finais".

Fábio Júnior, atacante do América: "Clássico tem sempre que marcar, um jogo especial que atrai o torcedor, cria uma expectativa muito grande. Então, sempre que você faz gols você fica marcado. A expectativa para esse jogo é grande, os jogadores ficam bem ansiosos, principalmente os mais jovens. Esta foi uma semana que nos preparamos de forma diferente, mas nem dá para explicar o porquê".


* O primeiro jogo entre Cruzeiro e América foi há mais de 90 anos, em julho de 1921. A partida, válida pelo Campeonato da Cidade, foi no antigo Estádio do Prado, e o América venceu por 2 a 0.

* As duas equipes se enfrentaram 208 vezes pelo Campeonato Mineiro, contagem que inclui os jogos do antigo Campeonato da Cidade, com 94 vitórias do Cruzeiro, 62 empates e 52 vitórias do América. Somando todas as competições, foram 349 jogos, com 144 vitórias da Raposa, 106 empates e 99 triunfos do Coelho.

* Com mais vitórias, o Cruzeiro foi o time que mais balançou as redes nesse confronto, com 624 gols. O América marcou 509 vezes.

* As duas maiores goleadas do confronto pertencem ao Cruzeiro. Em 1931, o time azul venceu po 8 a 1, pelo Campeonato da Cidade, e em 2002, fez 7 a 0, pela Copa Sul-Minas.


A última vez que Cruzeiro e América se enfrentaram foi em um amistoso, ainda durante a pré-temporada. A partida, disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia, teve o Coelho como vitorioso: 3 a 2. Os gols do Alviverde foram de Rodriguinho, Adeílson e Bruno Meneghel. Wellington Paulista fez os dois gols da Raposa.

Informações retiradas dos Sites Superesportes, Globoesporte e Jornal Sul de Minas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter