A 97ª edição do Campeonato Mineiro começa neste domingo. O Superesportes fez um levantamento das 12 equipes que disputarão o Estadual neste ano. Devido aos objetivos distintos para a temporada, quase que a metade dos participantes utilizará o Regional para aprimorar a equipe para as competições nacionais. Outros sete times lutarão por duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro.
O regulamento é o mesmo do ano passado. Os clubes se enfrentam em turno único e os quatros melhores avançam para a fase semifinal. Os dois melhores colocados levam vantagem e jogam por dois resultados iguais no mata-mata. Na decisão, quem tiver a melhor classificação geral terá o mesmo benefício da semi.
Como nas outras edições, Atlético e Cruzeiro, que continuaram na Primeira Divisão do Brasileiro, saem na frente como favoritos. Embora tenham terminado a temporada 2011 no sufoco, por causa da ameaça de rebaixamento no Nacional, os arquirrivais adotaram posturas diferentes para o Mineiro’2012.
O Galo manteve praticamente o mesmo elenco do ano passado. Apenas quatro reforços foram contratados e a base foi mantida. Já o Cruzeiro preferiu ir às compras e anunciou 10 jogadores para a temporada. Uma novidade para os clubes da capital é que eles começarão o campeonato jogando na Arena do Jacaré e depois devem mandar os jogos no Independência. A previsão é que o estádio do Horto esteja liberado na segunda quinzena de março.
As caras novas no Alvinegro são Danilinho, Leandro Donizeti, Rafael Marques e Escudero. A prateleira celeste tem entre as novas peças Fábio Lopes, Jackson, Arias, Amaral, Gilson, Walter, Matheus, Thiago Carvalho, Rudnei e Marcelo Oliveira.
As alternativas dos dois clubes serão colocadas à prova no Estadual. Além do Mineiro, Galo e Cruzeiro disputam a Copa do Brasil no primeiro semestre e os jogos no regional devem servir de laboratório para o restante do ano.
Depois de ser rebaixado no Brasileirão’2012, o América recomeça o ano de seu centenário com a esperança de triunfar nas Alterosas. O Coelho não conquista o título desde 2001. Depois de dispensar vários jogadores, seis atletas foram contratados pelo Alviverde. São eles: Sebástian Scciolirri, Adeílson, Bruno Meneghel, Pará, Rodrigo Heffner e Gilberto. O Alviverde e o Ipatinga são os outros times mineiros na Copa do Brasil.
Clubes do interior
Com uma realidade financeira e estrutural diferente dos grandes da capital, as equipes do interior entram no Mineiro com uma palavra-chave: superação. Entre a corrida para obter laudos de liberação para os estádios, contratação de reforços desconhecidos e o sonho de conseguir bons patrocinadores para bancar os custos, os times buscam surpreender os favoritos e chegar longe no Estadual.
A divisão entre os clubes interioranos tem perspectivas diferentes neste Mineiro. Boa Esporte e Tupi estão confirmados em competições nacionais em 2012 e entram no regional para comprovar a força dos elencos e fazer ajustes. Os demais querem ficar com as duas vagas na Série D do Nacional, que começa no segundo semestre e será destinada aos dois melhores colocados entre os requerentes.
O Boa, que quase conseguiu a vaga para a Série A, mudou muitos jogadores, mas aposta em atletas rodados, como Pedro Paulo (ex-Atlético), e no bom desempenho do ano passado para continuar em ascensão. O volante Radamés é outro que integra o plantel da equipe de Varginha
A equipe de Juiz de Fora conquistou a Quarta Divisão em 2011 e quer mais nesta temporada. Os veteranos Alan e Ademílson compõem o ataque do Galo Carijó. O Tupi jogará a Série C em 2012.
O Villa Nova reformulou o elenco para mostrar a tradição de quem já conquistou cinco vezes o Mineiro. Um dos destaques do time é o meia Francismar, revelado pelo América e com passagem pelo Cruzeiro. O Leão do Bonfim foi o quinto colocado no último Estadual.
Para apagar a impressão ruim deixada na última vez, o Uberaba conta com o meia Thiago Marin, velho conhecido do clube para se recuperar. Com orçamento enxuto, o Zebu terá que se superar para realizar boa campanha.
Semifinalista em 2011, o América-TO carrega o peso de ter sido o melhor do interior no ano passado. Com a intenção de repetir a dose, o Dragão manteve o técnico Gilmar Estevam e conta com peças conhecidas no elenco, como o goleiro Fábio Noronha e o lateral-esquerdo Leandro Smith (ex-Galo).
O Guarani, de Divinópolis, investiu mais para este Mineiro. A equipe fez a pré-temporada no interior de São Paulo para fugir das chuvas. O time tem como destaque o atacante Marinho e o lateral-direito Luizinho, ex-atletas de Atlético e Cruzeiro, respectivamente.
A Caldense é a última equipe do interior que foi campeã entre os representantes desta edição. A Veterana ganhou em 2002, quando os grandes estavam na Copa Sul-Minas. Depois desse título, apenas o Ipatinga levantou o caneco, em 2005, mas a equipe do Vale do Aço está no Módulo II. O destaque do time de Poços de Caldas é o técnico Ademir Fonseca.
A ameaça de queda para o Módulo II em 2011 fez o Democrata-GV se movimentar neste ano. A Pantera assinou uma parceria com o Vasco da Gama e aposta em uma comissão técnica com experiência internacional para realizar uma campanha vitoriosa. O atacante argentino Adrián é uma das novidades no plantel da equipe de Valadares.
O Nacional de Nova Serrana é o caçula do Estadual. O clube que é filial celeste tem planos modestos para a competição. A ideia do ‘Cruzeiro B’ é se firmar no Módulo I para depois alçar planos mais audaciosos. O atacante Kerlon ‘Foquinha’ (ex-Cruzeiro) é a grande esperança da equipe.
Para conferir a tabela da 1ª rodada do Campeonato Mineiro de Futebol, CLIQUE AQUI.
Informações retiradas do Site Superesportes.
0 comentários:
Postar um comentário