Copa do Brasil: Em desvantagem, Ipatinga tenta quebrar tabu do Grêmio para avançar às oitavas

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Em situação desfavorável, o Ipatinga busca difícil classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Derrotado pelo Grêmio no primeiro jogo por 1 a 0, o Tigre precisa surpreender o adversário em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 19h30, se quiser avançar na competição. Porém, a notícia desanimadora para os mineiros é que o Tricolor nunca foi eliminado de um mata-mata na Copa do Brasil quando jogou em vantagem no Estádio Olímpico. 

Com gol de Leo Gago, o Grêmio conseguiu a vitória no Ipatingão, mas não conseguiu eliminar o jogo da volta. Agora, a equipe de Vanderlei Luxemburgo joga por qualquer empate para chegar às oitavas. Já o Ipatinga precisa devolver o 1 a 0 para levar a decisão aos pênaltis. Vitória por 2 a 1, 3 a 2 e assim por diante, classifica o Tigre pelo critério de gols fora de casa. O vencedor deste duelo encara Náutico ou Fortaleza na próxima fase. 

Sonhando com a classificação, o Ipatinga precisa quebrar um tabu de 23 anos. Desde a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, o Tricolor Gaúcho nunca deixou de se classificar quando jogou em vantagem o segundo jogo de um mata-mata dentro de casa. Foram 27 confrontos em que o Grêmio começou como visitante e obteve um resultado que lhe garantiria a classificação com um simples empate sem gols em Porto Alegre. 

Com quatro títulos, o Grêmio é o maior vencedor da competição ao lado do Cruzeiro. O último título da equipe foi conquistado em 2001, após bater o Corinthians na decisão. O Ipatinga, por sua vez, teve seu melhor desempenho em 2006. Naquele ano, o time do Vale do Aço conseguiu eliminar Botafogo e Santos, mas caiu nas semifinais para o Flamengo. 

Equipes para o confronto decisivo no Sul
Após o último treino antes da partida, Vanderlei Luxemburgo confirmou o time titular do Grêmio. As novidades são o zagueiro Gilberto Silva e o meia Marco Antônio. Recuperado de fratura no nariz, Gilberto Silva vai a campo com uma máscara protetora. Já Marco Antônio entra no lugar de Miralles, que volta ao banco de reservas. O ataque gremista deve ser formado por Bertoglio e André Lima.

Destaque do Ipatinga no Módulo II do Campeonato Mineiro, o meia Wellington Bruno deixou o campo contundido durante a primeira partida contra os gaúchos. Após tratamento intensivo na coxa esquerda, o meia garantiu que está bem para o jogo no Sul e não será problema para o técnico Ney da Matta.

Arbitragem
Felipe Gomes da Silva é o árbitro, auxiliado por Ediney Guereiro Mascarenhas e Michael Correia, um trio do Rio de Janeiro. 


Grêmio: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Bertoglio e André Lima.

Ipatinga: Bruno; Gedeon, Claudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Leanderson, Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Laécio e Jonatas Obina.


Grêmio: Mário Fernandes, Kleber, Saimon, Marquinhos, Marcelo Moreno, Vilson e Julio Cesar, lesionados.

Ipatinga: Ney da Matta tem todos os atletas à disposição.


Grêmio: Sem a dupla de ataque titular (Kleber e Moreno estão lesionados), Luxemburgo ganha ao menos o retorno do principal garçom. Marco Antonio se recuperou de dores musculares e agora permite o técnico retomar a formação que mais lhe agrada: o 4-4-2, com losango no meio.

Ipatinga: no atacante Jonatas Obina. Ele vive boa fase no Campeonato Miniero do Módulo II, sendo um dos artilheiros da competição com cinco gols. Mesmo não marcando no primeiro confronto dos clubes pela Copa do Brasil, a defesa do time gaúcho deve ficar atenta com o atacante do Tigre.


Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “É uma vantagem boa, se considerar Copa do Brasil. Melhor que isso não existe, a não ser que elimine o adversário. É um jogo decisivo”.

Wellington Bruno, meia do Ipatinga: “Posso dizer que estou 100% para esta quarta-feira. No jogo aqui (contra o Grêmio), eu já entrei sentindo um incômodo na coxa e, por conta disso, não pude ajudar o Ipatinga do jeito que queria. Fiquei em tratamento desde o dia da partida, sem folga, e agora a história é outra”.


O último confronto foi recente, há uma semana, no dia 4 de abril, pelo jogo de ida. Em Ipatinga, atuando mais fechado com três zagueiros e três volantes, Luxemburgo viu o Grêmio vencer com gol de Léo Gago e levar vantagem para o Olímpico.

No final da partida, o time gaúcho perdeu ao menos três chances claras de matar a disputa e avançar sem segundo jogo.


Informações retiradas dos Sites Superesportes, Clic RBS e Globoesporte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter