O clássico deste domingo entre América e Atlético, a partir das 16h, na Arena do Jacaré, pela quinta rodada do Mineiro, promete ser um confronto acirrado e com fortes emoções para os torcedores. Afinal, a liderança do campeonato estará em jogo. Ambas as equipes têm 100% de aproveitamento, venceram as quatro partidas disputadas até agora. O Galo, no entanto, tem um saldo de gols superior ao do Coelho e, por isso, figura no topo da tabela.
O Atlético tem a melhor defesa da competição, sofreu apenas um gol. O América, por sua vez, é o dono do melhor ataque, balançou as redes adversárias 12 vezes. Tamanho equilíbrio deixou os técnicos Givanildo Oliveira e Cuca em cima do muro. Eles não apontam um favorito e concordam que o clássico será um dos melhores dos últimos anos.
“Será um jogo equilibrado, duas equipes com quatro triunfos consecutivos fazendo um campeonato muito bom. O Atlético o segundo melhor ataque e a melhor defesa. O América também está fazendo muitos gols, tem uma equipe boa, madura. Dá indício de que será um jogo excelente”, afirmou o treinador do Galo.
“Vamos encarar agora o clássico de igual para igual. Não podemos dizer que o América é melhor que o Atlético ou o contrário. Se os dois times ganharam os quatro jogos é porque os dois são os melhores do campeonato”, analisou Givanildo.
Alessandro e Kaio são apostas de Givanildo
Vindo de uma virada heróica sobre o Villa Nova, por 2 a 1, na última quarta-feira, em Sete Lagoas, o América só teve três dias de preparação para o clássico. Contudo, o técnico Givanildo Oliveira não teve problemas por contusão ou suspensão.
Dessa forma, o time será o mesmo que derrotou o Leão do Bonfim. A única novidade está no banco de reservas. O atacante Alessandro, recuperado de um estiramento, foi relacionado e pode auxiliar a equipe no deccorrer do confronto. O jovem Kaio, autor do gol da vitória sobre o Villa Nova, também começará o duelo contra o Galo entre os reservas e pode complicar a vida do arquirrival.
"O Kaio vai poder disputar seu primeiro clássico. Ele pode estar um pouco ansioso, mas tenho plena confiança no jogador. Acredito que esse menino tem condições de definir um clássico se for preciso", comentou o comandante alviverde.
Neto Berola e André no ataque do Galo
Embora não tenha confirmado a escalação para o clássico, Cuca não fez mistério durante a semana sobre os titulares que entrarão em campo para defender a liderança. O Galo vem embalado pela goleada sobre o Guarani, por 4 a 0, em Divinópolis, e aposta em Neto Berola ao lado de André no ataque.
Danilinho ficará entre os reservas. Ele deixou o jogo passado, ainda no primeiro tempo, com dores no tornozelo esquerdo. Por esse mesmo motivo, o jogador já havia sido substituído contra o América-TO, dia 5 deste mês, e ficou fora da partida contra a Caldense.
“Dei um tempo maior para o Danilinho, porque se você o coloca no time titular e ele sente, você desprestigia o que vinha trabalhando durante a semana (Neto Berola)", afirmou Cuca.
América: A intenção do técnico Givanildo Oliveira é repetir o time que venceu o Villa Nova na última rodada. No entanto, ele afirmou que depende de uma conversa com os meias Rodriguinho e Luciano. Os dois sentiram cansaço muscular e não foram confirmados. Caso algum deles fique de fora, Kaio fica com a vaga. O Coelho deverá entrar em campo com: Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz, Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Rodriguinho (Kaio), Luciano; Adeílson e Fábio Júnior.
Atlético: O técnico Cuca levará para o vestiário da Arena do Jacaré a dúvida relacionada ao ataque. O meia Danilinho, recuperado das dores no tornozelo esquerdo, disputa a vaga com Neto Berola, que treinou entre os titulares dois dias da semana. Assim, o time que encara o Coelho poderá começar com: Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Rafael Marques, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Escudero, Mancini e Neto Berola (Danilinho) e André.
América: A única ausência confirmada no Coelho é o atacante reserva Kaká, expulso na última partida. O zagueiro Otávio foi liberado do departamento médico, mas ainda não está nas condições físicas ideais. Mesmo caso dos atacantes Bruno Meneghel e Alessandro. Esse último, no entanto, vai para o banco de reservas.
Atlético: O meia Bernard, com lesão muscular na panturrilha direita, não tem previsão de retorno ao time.
América: O atacante Fábio Júnior é o artilheiro do Coelho no Campeonato Mineiro, com três gols. Em um time cheio de garotos, o experiente jogador é peça fundamental no esquema de Givanildo Oliveira, e dono de um currículo repleto de grandes atuações em clássicos.
Atlético: O meia Mancini tem se destacado, principalmente após ter tido oportunidade na equipe titular. Mesmo sendo considerado reserva, o experiente jogador já fez dois gols na competição. Especialista em chutes de fora da área e cobranças de falta, ele é uma das armas na bola parada alvinegra.
Givanildo Oliveira, técnico do América: “Uma vitória nos deixa em primeiro lugar, tranquilos, pelo mesmo depois da rodada. Uma derrota já fica um pouco distante, principalmente do Atlético. Se nosso objetivo é ser o primeiro, então nós não podemos perder o jogo”.
Cuca, técnico do Atlético: "Vai ser um jogo equilibrado, entre duas equipes 100% e que estão fazendo um campeonato muito bom. Equilibrio na nossa equipe existe. Temos o segundo melhor ataque, a melhor defesa, o América tem feito muitos gols. Isso é indício de um grande jogo”.
* Tradicional clássico mineiro, Coelho e Galo já se enfrentaram 386 vezes. O alvinegro tem ampla vantagem no histórico, com 189 vitórias, 95 empates e 102 derrotas. Foram 668 gols do Atlético, contra 486 do América.
* Os dois times estiveram frente a frente cinco vezes em 2011. Foram três vitórias alvinegras, um do alviverde, e um empate.
* América e Atlético não fazem uma final de Campeonato Mineiro há 11 anos. Em 2001, O Coelho foi campeão após golear na primeira partida por 4 a 1, e perder o jogo de volta por 3 a 1.
América e Atlético ficaram no 0 a 0 na última vez que se enfrentaram. A partida foi na Arena do Jacaré, pelo Campeonato Brasileiro de 2011. Na época, os dois times lutavam contra o rebaixamento, e o placar não agradou a ninguém. Cuca e Givanildo já estavam no comando das equipes.
Informações retiradas dos Sites Globo Esporte, Superesportes e Oficial do América.
0 comentários:
Postar um comentário