Villa Nova traça metas audaciosas e avisa que vai ao ataque no Campeonato Mineiro

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Metas mais ambiciosas do que o quinto lugar no Estadual’2011 - quando o clube ficou fora do quadrangular decisivo -, a eliminação nas oitavas de final da Série D do Brasileirão e a queda nas semifinais da Taça Minas Gerais. Para isso, um novo técnico e 13 reforços contratados. É assim que o Villa Nova chega para o Campeonato Mineiro’2012, a primeira competição oficial da temporada.

O comando do Leão do Bonfim caberá a Welington Fajardo, que chegou ao clube em novembro do ano passado, com a missão de já planejar o elenco para a disputa do torneio que começa no dia 29. A estreia do Villa será diante do Guarani, em Divinópolis.

Ciente de que o Estadual é um campeonato singular, que permite poucos erros, o técnico revela sua estratégia para a competição. “É um campeonato que tem nuances diferentes. Ele é mais um torneio do que um campeonato. Parece mais uma Copa do Mundo. Não tem aquela lógica de dois turnos, não oferece muito tempo para recuperação. Eu peguei a tabela e dividi em três partes, colocando objetivos distintos em cada uma delas. Disse para os jogadores que se quisermos brigar por algo grande teremos que marcar no mínimo sete pontos nos três primeiros jogos, pois depois, no segundo terço, teremos uma sequência muito difícil, contra América, Tupi, Cruzeiro e Atlético”.

Equipe reforçada: 13 caras novas
Para Wellington, um torneio de ‘tiro curto’ como o Mineiro precisa de planejamento. “Assim que cheguei, no final da Taça Minas Gerais, me passaram que o objetivo era o de trabalhar para que aproveitássemos cerca de 60% do grupo que aqui estava, para que não começássemos do zero em 2012. Conseguimos fazer isso e completamos o restante do elenco com contratações que julgamos necessárias”.

O Leão contratou 13 reforços para 2012. Chegaram ao clube o goleiro Élisson, os laterais Geison, Túlio e Zé Rodolpho, os zagueiros Álvaro, Carciano e Vinícius (Neguete), os volantes Higo, Vanderley e Marquinhos, o meia Francismar e os atacantes Caio Tavera e Eliandro. 

Das novidades do elenco, o meia Francismar é o jogador mais conhecido. Depois de ser revelado pelo América, o atleta também passou por Cruzeiro e Ipatinga no futebol mineiro. Com 27 anos, é a principal aposta do Villa para a temporada. Também chegaram ao Villa dois jogadores que se destacaram na campanha do Boa Esporte Clube no acesso à Série B do Campeonato Brasileiro: o zagueiro Carciano e o volante Higo.  

Questionado sobre o tema, o treinador não quis destacar nenhum jogador e preferiu falar em conjunto. “Na verdade, o que leva mesmo uma equipe às conquistas é um grupo forte. Quem vive o futebol sabe disso e a vantagem aqui no Villa Nova é que toda a comissão técnica é composta por ex-jogadores. Já fomos atletas e sabemos disso. Então, precisamos de todo o grupo e não de um ou outro atleta”.

O presidente do clube, Jairo Gomes, endossa as palavras de seu treinador e diz que o elenco do Villa está pronto para se destacar no Estadual. "Nossas expectativas são as melhores possíveis. Reforçamos o elenco com 13 contratações, fizemos uma ótima pré-temporada em Pompéu e os salários, que eram sempre pagos com grande atraso nos últimos anos, estão rigorosamente em dia", avisou.

Para o dirigente, a tradição centenária do Leão pode fazer a diferença em 2012. "O Villa conquistou cinco títulos (1932, 1933, 1934, 1935 e 1951) e tem camisa para lutar e recuperar seu prestígio. Com a casa em ordem, fica menos difícil perseguir nossos objetivos".

Todos ao ataque
Ex-goleiro de América e Cruzeiro, Welington Fajardo também já vestiu a camisa vermelha e branca que agora vai comandar. Foi em 1994. Agora, aos 50 anos, como técnico, já tem definida a sua estratégia para tentar ser protagonista no Mineiro’2012. “Mesmo sabendo das nossas limitações, acho que temos que ser agressivos nesse tipo de campeonato. Temos que jogar pra frente, sem medo. Acho que é isso que faz a diferença”.

Convidado a elencar os favoritos para a competição, o comandante alvi-rubro disse que largará na frente quem se planejou com antecedência. “Acho que quem começa a se preparar antes, com mais antecedência, sempre leva vantagem. Planejamento é tudo. Então, sob esse ponto de vista, acho que Caldense, Uberaba, Tupi e América-TO estão muito bem. Mas, mesmo assim, acho que teremos um campeonato muito equilibrado, principalmente entre as equipes do interior. Não vejo ninguém com tanta vantagem em relação aos outros”.

Elenco
Goleiros: Élisson, Pedro Henrique, Thiago Braga e William
Laterais: Alex Santos, Geison, Túlio, Pedro, Zé Rodolpho e Bruno Barros
Zagueiros: Álvaro, Carciano, Heitor, Paulo Roberto e Vinícius
Volantes: Anderson Tôto, Anderson Uchoa, Everton, Higo, Marcus Pingüim e Marquinhos
Meias: Henrique, Francismar e William
Atacantes: Caio Tavera, Felipe, Eliandro, Robson, Uálisson e Vinícius
Técnico: Wellington Fajardo

Informações retiradas do Site Superesportes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter