Velho conhecido no comando é trunfo da Caldense para voltar a ter destaque

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Sem campanhas de destaque no cenário mineiro desde 2004, a Caldense aposta justamente no técnico daquele ano para voltar a brilhar oito anos depois. A tarefa de fazer a Veterana ocupar um lugar de destaque no Campeonato Mineiro de 2012 é de Ademir Fonseca (foto).

“Estive no clube em 2004 e fomos campeões do interior. Ficamos entre os quatro finalistas do Mineiro e fomos eliminados pelo Atlético”, recorda ao Superesportes.

A Veterana tinha jogadores como o goleiro Alencar, os meias Cleiton Arrabal e Marquinhos Rosa, além do atacante Milton. O Atlético, de Paulo Bonamigo, tinha Eduardo, Luiz Alberto, Dejair e Alex Mineiro, dentre outros.

Agora, Ademir Fonseca tem a missão de tentar repetir a boa campanha do passado. Contudo, o planejamento da Caldense é bem claro e prevê que as metas sejam cumpridas passo a passo.

“Nossa expectativa é fazer um campeonato com segurança. Sabemos que é difícil porque alguns clubes fizeram uma ascensão nos últimos meses. Primeiro objetivo é permanecer no Módulo I. O segundo plano é buscar uma classificação para a Série D do Brasileiro. E outro plano é chegar entre os quatro primeiros colocados. A partir daí, podemos sonhar alto. Os grandes têm investimento muito maior e chegar entre os quatro seria um grande feito”, afirma o comandante.

“Nós fizemos um planejamento e trabalhamos com ele. A primeira meta é permanecer na primeira divisão. A segunda meta é a classificação para a Serie D. A terceira meta é ficar entre os quatro”, confirma o gerente de futebol do clube, Alex Joaquim Ferreira.

Preparação adiantada é aliada
A Caldense começou os trabalhos para o Campeonato Mineiro de 2012 ainda em novembro. O tempo de trabalho poderá ser um diferencial positivo do clube.

“Nós temos uma avaliação boa em relação à competição porque os jogadores foram contratados no começo de novembro e trabalham desde então. Fizemos uma folha na realidade do clube. Foram contratados jogadores de bom nível e que se adaptaram bem ao sistema do clube, que paga em dia e tem um bom planejamento”, afirma Ademir Fonseca.

O gerente de futebol da Veterana aposta em uma base que já existia no ano passado. “Ficamos com 11 jogadores que foram bem no ano passado. Eles foram emprestados para equipes das Séries C e D, enquanto não estávamos jogando. Agora voltaram e fizemos boas contratações para compor o grupo”, explica.

“Já temos uma espinha dorsal. Não estamos começando o trabalho do zero como foi no ano passado”, completa Alex Joaquim Ferreira.

Ademir Fonseca está confiante no trabalho de pré-temporada, realizado no CT Ninho dos Perequitos, em Poços de Caldas. “Estamos apostando na força de grupo. É muito consistente e coeso. Estou apostando muito nisso. Não tem nenhum jogador em destaque especial. É um período longo de treinamento que poderá dar frutos”.

Concorrentes de peso no interior
Em busca de voltar a ser o destaque do interior mineiro, a Caldense elenca outros clubes que podem se classificar para as semifinais. Tupi, Villa Nova e o Boa chamam a atenção do técnico Ademir Fonseca.

“O Tupi sai na frente porque manteve a base e jogou até praticamente o fim de novembro. Foram dez dias de férias. O Villa Nova jogou até o final do ano também. Deu para eles descansarem e fazerem uma boa transição. Boa fez uma excelente campanha na Série B e chegou na final da Taça Minas Gerais. São clubes que tem as suas vantagens, porque se manteve uma base e uma sequência de treinamento”, analisa.

Além da forte concorrência, a Caldense terá de superar a difícil sequência inicial que a tabela do Estadual lhe colocou pela frente. “Nos seis primeiros jogos, vamos atuar quatro vezes fora de casa e duas em casa. Nessas partidas, estão os confrontos contra os grandes”, afirma Ademir.

Elenco
Goleiros: Glaysson, Jefferson e Rafael
Laterais: Felipe Cordeiro, Rodrigo Dias, Ivan e Thiago Fernandes
Zagueiros: Vinícius, Fábio Paulista, Leandrão, Plínio e Rodolfo
Volantes: Jardel, Luis Otávio, Mário, Maxsuel e Serginho
Meias: Eberson, Fábio Neves, Fábio Tenório, Fernando, Luizinho, Renatinho e Renato Miranda
Atacantes: Gustavinho, Juninho, Max e Yan
Técnico: Ademir Fonseca

Informações retiradas dos Sites Superesportes e Oficial da Caldense.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter