Arbitragem terá caras novas e aposta em preparação longa e trabalho psicológico

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


O Campeonato Mineiro de 2012 vai mostrar um novo perfil de árbitros. A Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) aposta na juventude e dará crédito para seis jovens profissionais mostrarem o seu trabalho.

“A gente espera lançar quatro novos árbitros e dar mais oportunidade para outros dois, que já trabalharam em alguns jogos de 2011. Nosso perfil é de renovação, que precisa ser feita na Federação Mineira e também está sendo feita na CBF”, afirma ao Superesportes Juliano Lopes Lobato, diretor da Comissão Estadual de Arbitragem.

Wanderson Alves, Camilo Eustáquio, Antônio Márcio, Adriano Alves, Josué Otaciano e Ronei Candido são as apostas da FMF. A média de idade dos árbitros é de 27 anos. Eles somam experiência de trabalho na Taça Minas Gerais, Módulo II do Campeonato Mineiro, Taça BH de Futebol Júnior e Segunda Divisão do Estadual.

A preparação da arbitragem começou em 2011 e servirá de base para as caras novas e também as antigas realizarem um bom trabalho no Campeonato Mineiro. “Em novembro, iniciamos o trabalho. Foram duas horas, todas as quintas-feiras, de preparação técnica e tática. Em dezembro, tivemos um recesso e voltamos agora em janeiro”, explica Juliano.

No sábado passado, árbitros passaram por testes físicos, em Belo Horizonte. A partir da próxima quinta-feira, eles viajam para Lagoa da Prata, onde farão uma pré-temporada planejada para durar até domingo. “Nunca se trabalhou tanto pela arbitragem de Minas Gerais. É a maior preparação para um Campeonato Mineiro”, afirma o diretor da FMF.

“A importância da pré-temporada é para que os árbitros sejam ainda mais qualificados para o Mineiro. Vamos trabalhar a parte técnica e tática. Vamos tirar dúvidas e ver vídeos. Tudo com dois instrutores Fifa”, ressalta Juliano, referindo-se a Milton Otaviano e Antônio da Silva.

Uma novidade no trabalho da pré-temporada é a presença de uma psicóloga. “Esse trabalho de psicologia vai ser muito importante. Vai ter uma orientação para os árbitros fazerem um bom campeonato”. A psicóloga Alessandra Monteiro tem uma palestra programada para o primeiro dia da pré-temporada.

Juliano Lopes Lobato é ex-árbitro e integra a Comissão de Arbitragem da FMF desde o ano passado. O presidente da Comissão é José Eugênio, que também foi árbitro.

Informações retiradas do Site Superesportes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter