O América TO pode se considerar um pé quente. Em sua terceira participação na elite do futebol mineiro, o time nunca perdeu uma partida de estreia na competição. Nesses três anos de disputa, o Dragão iniciou a disputa pelo título na casa do adversário.
Neste ano, mais uma vez, o América TO começou o campeonato longe do Nassri Mattar. Desta vez, no Uberabão e apesar de muita pressão, venceu os donos da casa por 1 a 0. Aliás, essa foi a segunda vez que o América TO enfrentou o Uberaba, pelo Campeonato Mineiro. Em 2011, pela segunda rodada do Estadual, as duas equipes fizeram um jogo de oito gols, também no Uberabão, com goleada do América TO, por 5 a 3.
Uberaba domina, perde boas oportunidades e sofre gol no contra-ataque
Mesmo sem poder contar com o meia Thiago Marin e com o atacante Marlon, que não foram regularizados há tempo da estreia, o Colorado controlou a partida desde o pontapé inicial. Apesar de atuar com um esquema bem defensivo, os visitantes sofreram um perigo logo no primeiro minuto. Após boa troca de passes, Gabriel chegou na linha de fundo e cruzou para Clodoaldo. O atacante só desviou de cabeça e a bola passou pertinho da meta adversária.
Depois do primeiro ataque, o Zebu sofreu com a forte marcação americana e demorou a voltar a assustar o goleiro Fábio Noronha. Apostando na presença de área do atacante Clodoaldo, Éder e Gabriel Davis chegaram na linha de fundo e realizaram dois cruzamentos para o avante. A defesa do América, no entanto, conseguiu se antecipar e afastar o perigo.
Com dificuldades para furar o bloqueio do adversário, o treinador Nenê Belarmino adiantou a marcação do Uberaba e, por pouco, o Zebu não abriu o placar. O lateral-esquerdo Vitor Hugo fez um desarme na saída de bola do América e tocou para o meia Gustavinho. O jogador foi na linha de fundo, driblou o zagueiro adversário e rolou para Clodoaldo dentro da área. O atacante fez o giro e bateu rapidamente, porém, o chute acabou saindo fraco demais.
Já aos 44 minutos da etapa inicial, o América, que só havia assustado o goleiro Fernando em um chute de longa distância, aproveitou um rápido contra-ataque para abrir o placar. O atacante Sandro Costa fez boa jogada, aproveitou que a zaga alvirrubra estava desorganizada e estufou as redes.
Pressão do Uberaba
Mais do que satisfeito com o resultado, o América voltou para a etapa final todo recuado. Coube ao Uberaba Sport partir pra cima e pressionar o adversário do início ao fim. E o USC assustou, novamente, no primeiro minuto. Gabriel Davis fez boa jogada, limpou o zagueiro adversário e bateu forte. O goleiro Fábio Noronha, entretanto, fez boa defesa.Pouco tempo depois, o atacante Clodoaldo aproveitou bola alçada na área e cabeceou para o fundo das redes. A arbitragem, porém, acabou anulando o gol para a fúria da torcida alvirrubra.
Nenê Belarmino, então, apostou suas fichas nas entradas de Tom no lugar do improvisado Vitor Hugo e de Nerylon no lugar de Gabriel Davis. E as alterações só aumentaram a pressão do Colorado, pois deixaram a equipe bem mais ofensiva. Nerylon, inclusive, foi o autor de duas belas jogadas que assustaram o América-TO.
No finalzinho da partida, a sorte não esteve ao lado do Uberaba. Primeiramente, o goleiro Fábio Noronha salvou o América em três oportunidades seguidas em cobranças de escanteio. Na quarta chance, Clodoaldo, que tentou duas vezes, e Roberto Dias protagonizaram um lance dramático. As tentativas pararam em Fábio Noronha e na zaga americana para frustração da torcida alvirrubra.
Com o resultado, o América-TO marcou os três primeiros pontos na tabela de classificação. Agora, na próxima rodada, a equipe de Teófilo Otoni enfrentará o Atlético Mineiro, no domingo, às 19h30min, dentro de seus domínios, no Estádio Nassri Mattar. O Uberaba, por sua vez, vai viajar até Nova Lima para encarar o Villa Nova. A partida está marcada para o próximo domingo (05), às 17h, no Estádio Castor Cifuentes.
Ficha Técnica
Uberaba 0 x 1 América-TO
29/01/2012 – 17h – 1ª rodada – Campeonato Mineiro
Local: Uberabão, em Uberaba
Gols: Sandro Costa (AME)
Árbitro: Flávio Henrique Teixeira
A1: Frederico Soares Vilarinho
A2: Marcelo Francisco dos Reis
Cartões amarelos: Nerylon, Alberto e Clodoaldo (UBE) | Ricardo Duarte, Carlos Alberto, Sandro Costa, Danilo e Élder (AME)
Uberaba: Fernando; Éder, Alberto, Roberto Dias e Vitor Hugo (Tom); Thiago Toreti, Bruno Moreno, Gabriel e Gustavinho; Gabriel Davis (Nerylon) e Clodoaldo.
Técnico: Nenê Belarmino
América-TO: Fábio Noronha; Ricardo Duarte, Danilo e Rodrigo Sena; Luizinho (Élder), Felipe Dias, Carlos Alberto, Vinícius Nogueira (Karreta) e Leandro Smith (Willian Mogi); Diego Faria e Sandro Costa
Informações retiradas dos Sites Oficiais do Uberaba e América-TO, Globoesporte e Superesportes.
0 comentários:
Postar um comentário