No embalo do título da Série D do Campeonato Brasileiro e do seu aniversário de 100 anos, o Tupi quer incomodar os grandes do Campeonato Mineiro deste ano e chegar na semifinal. Como trunfo, o Galo Carijó tem a manutenção da base da equipe campeã e mais uma aposta em um perfil de treinador jovem e estudioso.
Depois de boas campanhas com Leonardo Condé e Ricardo Drubsky, a bola da vez é Alexandre Grasselli. De apenas 37 anos, mesma idade do atacante Ademílson, Grasselli foi indicado por Ney Franco para a diretoria do Tupi. Ambos não foram contemporâneos de faculdade, mas se formaram em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa.
“Temos um perfil do Léo Condé, que esteve conosco por um ano e meio e era das divisões de base de América e Atlético. Procuramos manter o perfil de treinador estudioso, formado, com bom nível para lidar com os atletas. Contratamos o Ricardo Drubscky. Agora, o Ney Franco indicou o Grasselli. É um treinador que tem muita vontade de crescer na profissão dele”, explica ao Superesportes, José Roberto Maranhas, vice-presidente de futebol do Tupi.
Grasselli acredita que sua experiência nas categorias de base de América e Cruzeiro o credenciam para assumir a responsabilidade no Tupi. “Eu acredito que independente do perfil estudioso ou não, jogador ou não, escrevi uma história na categoria de base. Foram muitos anos trabalhando no Cruzeiro, no América, em todas as categorias dos dois clubes. Agora, também, no profissional do Cruzeiro, que foi a minha última função, como auxiliar técnico. Isso, aliado a muitas vitórias e revelações de talentos, ao longo dos anos, fez com que a gente sensibilizasse a diretoria do Tupi para haver essa escolha”, afirma o técnico.
“Um treinador, para assumir o Tupi ou qualquer outra equipe, precisa ter o perfil vencedor. Essa é a maior importância”, completa.
Continuidade para ser mais forte
Alexandre Grasselli aproveita, em grande parte, o trabalho já consolidado de Ricardo Drubscky, que deixou o Tupi para assumir o Volta Redonda. “Ao longo do período que estou aqui, aproveitei muito da comissão técnica, que já estava no clube com o Ricardo. Isso ajudou muito. Manter a linha de trabalho é muito importante”.
“O Ricardo é um grande amigo e jamais teria a vaidade de não aproveitar o que ele deixou de bom aqui. Mas também vai ter o meu dedo na equipe. Fizemos uma boa pré-temporada para entrar bem no Mineiro”, completa o comandante do Tupi.
Além de manter jogadores importantes como o goleiro Rodrigo e os atacantes Allan e Ademílson, o Tupi se reforçou. O volante Jaílton, que já chegou a atuar no Flamengo, poderá ser importante para o clube.
“Não tenho dúvida que esse ano está mais forte do que 2011. Mas o futebol é coletivo e você acha que o ano está muito bom e a equipe pode não se entrosar da maneira adequada. Foram boas contratações e agora é esperar para ver em campo”, ressalta o vice-presidente de futebol do Galo Carijó.
A importância do centenário
Fundado em 26 de maio de 1912, o Tupi vê o ano de 2012 de forma especial. O clube preparou ações de marketing para a torcida e espera corresponder também dentro de campo.
“O ano do centenário é especial para qualquer clube e a gente percebe isso. Todos nós, inclusive diretoria, comissão técnica e jogadores, sabemos que esse astral que cerca esse ano tem que ser deixado de lado quando você pensa em trabalho, treinamento, jogo e conquista. Sabemos da importância e valorizamos para o torcedor do Tupi. Mas, dentro de campo, buscamos um crescimento jogo a jogo com seriedade”, analisa o treinador Alexandre Grasselli.
Até o momento, o comandante do Galo Carijó está contente com o trabalho feito para a temporada 2012. “Muito me impressionou, nesses dias aqui em Ubá, a disponibilidade desses jogadores para trabalhar. Talvez seja a qualidade que todo técnico quer de uma equipe. Com trabalho, conseguimos coisas boas”.
Elenco
Goleiros: Rodrigo, Victor Hugo e Paulo Vitor
Laterais: Michel, Flávio e Carlão
Zagueiros: Silvio, Fabrício, Wesley Ladeira e Douglas Costa
Volantes: Lucas Silva, Assis, George, Jaílton e Paulinho
Meias: Henrique, Leo Salino, Michel Cury, Ulisses e Bruninho
Atacantes: Ademilson, Allan, Jefferson e Cassiano
Técnico: Alexandre Grasseli
Informações retiradas dos Sites Superesportes e Oficial do Tupi.
Anota ai. Vamos ser Campeões Mineiro em 2012!!! Galooo!!!!