Festa marca o lançamento oficial do Campeonato Mineiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


A partir de domingo, 12 clubes iniciam a disputa pelo título do Campeonato Mineiro 2012. No entanto, o pontapé inicial já foi dado para a competição. Um evento realizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, marcou o lançamento oficial da 97ª edição do Estadual.

" Eu acredito que estamos em uma crescente. A cada ano, está melhorando. É um campeonato enxuto, como a própria imprensa fala. A cota dos clubes é cada vez maior também. E com a volta dos jogos para Belo Horizonte, tem tudo para ser um grande campeonato", afirmou o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino.

Além de políticos, como o governador Antonio Anastasia, representantes dos clubes estiveram presentes e demonstraram otimismo. A turma dos favoritos é composta pelos gigantes da capital, com América, Atlético e Cruzeiro. O América-TO entra com a credencial de ter sido a melhor equipe do interior do ano passado.

Mas, nacionalmente, quem teve destaque em 2011 foram Boa e Tupi. A equipe de Varginha fez uma campanha segura na Série B do Brasileirão. O Galo Carijó foi campeão da Série D. 

Caldense, Democrata, Guarani e Villa Nova tentam voltar a brilhar na competição. Já o Nacional participa pela primeira vez do Módulo I.

A disputa será em turno único, com dois rebaixados. Quatro clubes se classificam para o mata-mata, disputado em duas partidas. Na semifinal, não há restrição quanto à capacidade mínima dos estádios. Para a decisão, os palcos deverão ter pelo menos cinco mil lugares para os torcedores.

O campeonato começa no domingo, dia 29, e se encerra em 13 de maio. Jogadores podem ser inscritos até 23 de março. O valor mínimo dos ingressos ficou acordado em 10 reais.

Gigantes querem sobressair
O discurso dos três grandes favoritos é só um, de ficar com o título, ao final do campeonato. "A expectativa é de ser campeão. As equipes do interior já estão trabalhando há mais tempo, com uma parte técnica e física mais apurada do que as equipes da capital. O América fez um planejamento que priorizou um elenco equilibrado que estivesse a disposição do treinador desde o início da temporada. Entendemos que esse é o caminho certo", afirma o superintendente do América, Alexandre Faria.

O jejum do Coelho vem desde 2001. Já o Atlético, foi campeão pela última vez em 2010, mas, nos últimos tempos, viu a sua vantagem em números totais de título diminuir para o Cruzeiro. Talvez, por isso, Alexandre Kalil quer ficar com a taça. "Nós temos que valorizar o campeonato. Acho que nós temos, depois de muitos e muitos anos, a obrigação de vencer o Campeonato Mineiro", afirma o mandatário alvinegro.

Já o atual campeão Cruzeiro não quer perder o ritmo. A meta é de chegar ao 40º título e igualar o grande rival. "Estamos esperançosos. Aquele rendimento do Cruzeiro até a metade do segundo tempo contra o América foi muito bom. Ainda precisamos considerar que atletas como Wallyson e outros que chegaram ainda não chegaram na sua plenitude física e técnica. Eu tenho certeza que a nossa equipe vai ser muito mais forte do que no ano passado e podemos ganhar o Campeonato Mineiro e também disputar os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro", ressalta o presidente Gilvan de Pinho Tavares.

Para as equipes do interior, além da tentativa de incômodo na parte de cima na tabela, fica o desejo de classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro. As duas melhores equipes entre América-TO, Caldense, Democrata, Uberaba, Villa Nova, Nacional e Guarani ficam com as vagas. Galo e Raposa estão na Série A. Boa e América disputa a B. Tupi vai estar presente na Série C.

Primeira rodada (Domingo, dia 29)
Caldense x Tupi, às 16 horas
Atlético x Boa Esporte, às 17 horas
Uberaba x América-TO, às 17 horas
Guarani x Villa Nova, às 17 horas
Democrata x América, às 17 horas
Nacional x Cruzeiro foi adiado para o dia 16 de fevereiro

Informações retiradas dos Sites Superesportes e Globoesporte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter